Erasmus para Jovens Empreendedores
28 novembro 2016

O programa Erasmus para Jovens Empreendedores ajuda os empreendedores europeus que pretendam criar o seu próprio negócio a adquirir as competências necessárias para iniciar e/ou gerir com sucesso um pequeno negócio na Europa. Os novos empreendedores reúnem-se e trocam conhecimentos e ideias de negócio com um empreendedor experiente, com quem ficam e colaboram por um período de 1 a 6 meses. A estadia é parcialmente financiada pela Comissão Europeia.

Como novo empreendedor, beneficiará da formação on-the-job numa pequena ou erasmus jovens empreendedores.jpgmédia empresa sediada num país participante no programa. Este facto facilitará o sucesso do arranque do seu negócio ou o fortalecimento do seu novo projecto. Poderá também tirar partido do acesso a novos mercados, da cooperação internacional e do potencial de colaboração com parceiros de negócio no estrangeiro.

Enquanto empreendedor de acolhimento, poderá beneficiar de novas ideias sobre o seu negócio, vindas de um jovem empreendedor motivado. Ele poderá ter competências ou conhecimento em áreas que não são dominadas por si e que podem complementar os seus. A maioria dos empreendedores apreciaram tanto a experiência que decidiram acolher posteriormente outros novos empreendedores.

Trata-se realmente de uma colaboração de ganho mútuo através da qual ambos poderão descobrir novos mercados ou parceiros de negócio europeus e novas formas de fazer negócios.

A longo prazo, beneficiará de uma amplas oportunidades de trabalho em rede e, possivelmente, decidirá continuar a colaboração de ambos sob a forma de parceria de negócio a longo prazo (ex. empresas comuns, actividades de subcontratação, relações de contratante-fornecedor, etc.).

O programa "Erasmus para Jovens Empreendedores" é financiado pela Comissão Europeia e está disponível em vários países com a ajuda de pontos de contacto locais, com competências na área de apoio ao negócio (ex. Câmaras de Comércio, centros de arranque de empresas, incubadoras, etc.). As respectivas actividades são coordenadas ao nível europeu pelo Gabinete de Apoio do Programa.
‹ voltar