Como surgiram os nomes das empresas conhecidas
16 março 2015

Escolher um nome para o nosso novo negócio não é fácil e pode-se tornar num grande dilema, mas já se perguntou de onde vem os nomes das empresas mais reconhecidasdownload.jpg mundialmente? Este artigo pode servir de inspiração para quando você quiser dar um nome da à sua empresa.

Adobe
Provem do nome do rio Adobe Creek que corria atrás da casa do seu fundador John Warnock.

Apple
A maçã era a fruta preferida do seu fundador Steve Jobs. Ele e os colegas estavam com três meses de atraso sobre a presentação de um nome para o negócio, e Steve ameaçou chamar à sua companhia de Apple Computers, se os outros colegas não sugerissem um nome melhor, até cinco horas em ponto.

Google
Originalmente, o motor de busca criado por Sergey Brin e Larry Page foi chamado de BackRub, porque se dedicava a olhar para o código de cada página (backlinks). Depois decidiram mudá-lo e pediram ajuda de um amigo que sugeriu googlplex, o termo matemático que se refere a uma figura, um seguido por cem zeros. Foram pesquisar na Internet se o domínio estava disponível, mas escrevam mal a palavra. Colocaram Google, que estava livre e decidiram mantê-lo.

eBay
O site de leilões mais popular da Internet foi originalmente chamado AuctionWeb. Mas o seu criador, Pierre Omidyar, tinha um site registado para outro de seus negócios, Echo Bay Technology Group. Como echobay já estava registado, Omidyar ficou-se pelo eBay, o qual usou pela primeira vez em setembro de 1997 para a sua página de comércio eletrónico.

Hotmail
O fundador Jack Smith teve a ideia de fazer um correio eletrónico acessível pela web, disponível para todos no mundo inteiro. Quando Sabeer Bhatia elaborou o plano de negócios para a ideia, tentou de todas as palavras que terminassem com 'mail' e ficou com HotMail, já que incluía as quatro letras de HTML. Ficou então HoTMaiL (se entrar na página, encontrará ainda em algum sitio, o nome escrito com maiúsculas e minúsculas)

Yahoo
Jerry Yang e David Filo criaram um diretório de sites nos primeiros tempos da Internet ao qual lhe chamaram “Jerrys Guide to the World Wide Web”. Pouco depois mudaram o nome para Yahoo, um acrônimo para “Yet Another Hierarchical Officious Oracle”, o que significa Mais Outra hierarquia Oficial do Oraculo.

Apache
Tem este nome porque os criadores do Apache começaram por aplicar patches ao código escrito para um demónio da NCSA’s httpd; como resultado obtiveram um servidor remendado (em Inglês, "A PAtCHy server").

HP (Hewlett-Packard)
Bill Hewlett e Dave Packard atiram uma moeda ao ar, para ver se a empresa se iria chamar Hewlett-Packard ou Packard-Hewlett.

Cisco
Não é uma sigla como muitos pensam, simplesmente é a abreviatura de San Francisco!

Amazon.com
Fundada por Jeff Bezos que a alterou do seu nome original Cadabra.com, e vem naturalmente do rio com maior caudal do mundo, o Amazonas, mostrando o grande volume de vendas de livros. Jeff também disse que escolheu um nome que começasse por A para aparecer no diretório da Yahoo em primeiro lugar.

Compaq
De "comp" (computador) e "pack" para designar pequenos objetos integrais, e ainda Compatibility and Quality (compatibilidade e qualidade), e também o seu primeiro produto, um computador portátil muito compacto.

Kodak
Tanto a primeira câmara como o nome foram invenção de George Eastman. A letra K era a sua favorita, acreditando que era uma letra forte e enérgica. Experimentou várias combinações começando e terminando com K. Acredita-se que ele escolheu esta letra pelo som que as máquinas fazem quando disparam.

Motorola
Fundado por Paul Galvin, o nome surgiu-lhe quando começou a fabricar rádios para automóveis. Muitos fabricantes de áudio naquela época usavam a "ola", como terminação, e portanto, ficou Motor…ola.

Wikipedia
O nome é herdado de uma empresa com esse nome, que foi adquirida pela Google em 2005. Wikipedia, por sua vez, é uma mistura de "enciclopédia" e o termo e wiki, o que significa rápido em havaiano e é a palavra que denomina as ferramentas para criar sites colaborativos e em aberto.

Facebook
Facebook, deve o seu nome aos livros que algumas universidades e institutos dos EUA dão seus novos alunos no princípio do ano letivo, que incluem fotografias de todos os que se inscreveram para o novo ano, para que eles possam dar um rosto aos seus pares.

Sony
Deriva do Latim 'Sonus' que significa som e de 'Sonny', gíria usada por americanos quando se referem a um jovem brilhante.

SUN
Fundada por quatro estudantes da Universidade de Stanford, SUN é o acrônimo para Stanford University Network.
‹ voltar