Empresário ou Empreendedor
26 março 2015

As palavras empreendedor e empresário são usadas como sinónimos no dia-a-dia das pessoas. No entanto, o que muitos não sabem é que existe uma diferença conceptual e prática entre os dois termos.

Nem todos empreendedores são empresários, enquanto nem todos os empresários sãoentrepreneurial-success.jpg empreendedores. Não faltam teóricos que tentam explicar os fatores psicológicos e, até mesmo genéticos, que formam uma personalidade empreendedora ou não.

O ideal para sobreviver no mundo dos negócios é ser um empresário empreendedor, o qual reúne todas as qualidades embutidas nos dois termos. Analise seu perfil e veja abaixo as diferenças entre ambos.

Empreendedor
O empreendedor costuma ter boas ideias, não somente quando cria uma empresa, mas durante toda a existência da mesma. Uma companhia não é um projeto morto. Logo após abri-la, é preciso renovar sempre e, para isso, ele tem iniciativa.

Ele tem a capacidade de visionar os objetivos com clareza e traçar planos para atingi-los no prazo pré-estabelecido. O que o diferencia de outras pessoas é saber identificar oportunidades nos locais mais improváveis.

Este tipo de negociador sabe montar um projeto e ainda colocá-lo em prática, mesmo que, para isso ele corra riscos, o que exige tolerância às frustrações e motivação diante de desafios.

Empresário 
O empresário é sinónimo de cautela. Ele possui a empresa, porque a criou, comprou ou herdou, mas sua atuação limita-se a administrar a companhia da maneira em que ela está montada.

O seu estilo implica atuações conservadoras, sem representar nenhum tipo de risco à empresa. Para colocar um projeto em prática, ele não demanda grandes esforços, porque não acredita em mudanças bruscas.

Para momentos em que é preciso dar equilíbrio à empresa ou depois de uma mudança na organização, o mais indicado é ter uma postura como esta. Afinal, o empresário saberia manter tudo como deve estar e não criaria nenhuma instabilidade.
‹ voltar