A origem de 10 grandes empresas internacionais
30 março 2015

Por de trás das grandes marcas, escondem-se por vezes algumas histórias anedóticas, mas inspiradoras, mostrando-nos que até mesmo as grandes empresas tiveram que enfrentar dificuldades, mas graças à paixão e determinação dos seus fundadores todos os obstáculos foram transformados em trampolins para o sucesso.

Partilhamos agora consigo, 10 histórias de grandes empresas que foram fundadas por pessoas comuns com um objetivo claro. Convido-vos a conhecer estas histórias ...

Coca Cola
A marca Coca-Cola está avaliada em 70,5 bilhões dólares no mercado de hoje. Anews16.jpg empresa foi fundada em Atlanta, Geórgia em 1886. Tudo começou quando o farmacêutico, John Pemberton inventou um xarope e levou-o a uma farmácia local. O balconista achou que era excelente e colocou-o à venda por cinco centavos o copo. Após a invenção de John, publicou um anuncio num jornal local, feito com a sua própria caligrafia, onde se lia "Coca-Cola". A resposta foi bem-sucedida. Durante seu primeiro ano, ele vendeu nove copos por dia. Hoje, vende 1.600.000 milhões de garrafas por dia.

Nike
Philip H. Knight e William "Bill" J. Bowerman conseguiram desenvolver uma empresa avaliada em US $ 13,7 bilhões. Isto é Nike. A líder em calçado desportivo foi fundada em 1964. Após terminar a escola de negócios em 1962, Philip Knight decidiu viajar para o Japão. Philip nunca pensou que passaria de armazenar sapatos no sótão do seu pai e vende-los na rua, a tornar-se num líder empresarial. Durante a sua viagem, pôs-se em contato com um sapateiro atlético japonês, Onitsuka Tiger Co. Como tinha sido atleta na Universidade de Oregon, Philip decidiu importar os seus sapatos para os Estados Unidos. No início, fê-lo escala menor e fundou a empresa Blue Ribbon Sports para satisfazer as exigências do fornecedor japonês. Mas em 1964 ele se associou com Bill Bowerman e o resto é história.

American Express
Sem dúvida, American Express é um dos cartões de crédito com a melhor reputação do mundo. A marca é avaliada em US $ 13,9 bilhões. Henry Wells, William Fargo, Butterfield e John Warren são responsáveis pela existência da empresa de crédito. Ela surgiu em 1850 em Albany, Nova Iorque. Henry Wells começou a trabalhar como paquete numa empresa de transporte de valores. Depois de alguns anos de lucros reduzidos e poucas oportunidades de crescimento, Henry juntou-se à concorrência, William Fargo e John Butterfield Warren, para formar a American Express Company. O negócio expandiu-se rapidamente através da aquisição de pequenas empresas no Centro-Oeste dos EUA, e na negociação de contratos com os primeiros caminhos-de-ferro. Em 1851, acordaram com o seu maior rival, Adams Co., permanecer fora do território uns dos outros. American Express foi para o norte e oeste, enquanto Adams Co. Ficou com a parte do sul e leste. Depois de um ano decorrido, Henry e William tinham ganho a Adams Co. tinha, o monopólio sobre os campos de ouro da Califórnia. Então, propuseram um plano de expansão na Califórnia ao Conselho de Administração da American Express, o qual esta recusou. Imediatamente criaram outra empresa para prestação de serviços bancários, na Califórnia. Chamaram-lhe, " Wells Fargo & Company".

Microsoft
Paul Allen e William Henry Gates conheceram-se na escola privada de Lakeside. Esta instituição foi uma das primeiros a ter um computador disponível para os alunos no final dos anos 70. Bill Gates era quase o único que utilizava aqueles PDP-10, onde passava muito do seu tempo livre.
Fruto deste seu passatempo, conheceu Paul que era dois anos mais velho, que também se havia tornado viciado no computador. Em 1969, Paul, Bill e outros dois estudantes formaram uma empresa que, de certa forma seria a semente para o nascimento de "Micro-soft " (no inicio o nome tinha um hífen) em 1975. Os primórdios dessa relação comercial entre Paul Allen e Bill Gates foram na garagem da família dos pais de Gates.

Samsung
Milhões de pessoas têm um produto Samsung, mas apenas Lee Byung-chul é o fundador da marca atualmente US $ 19,5 bilhões. Samsung começou como uma mercearia, quando Lee Byung-chul inaugurou a Samsung Sanghoe em 1938. O negócio prosperou e mudou a sede para Seul em 1947. No entanto, quando a Guerra da Coreia rebentou, Lee Byung-chul foi forçado a abandonar a cidade. Assim iniciou uma refinaria de açúcar e uma fábrica de lã na empresa-mãe, a Samsung. Na década de 1960, presidente sul-coreano Park Chung-hee implementou políticas para proteger as empresas coreanas da competição estrangeira. Park Chung-hee interditou empresas estrangeiras venda de eletrônicos da Coreia do Sul até 1979, altura em que foi assassinado. Esta medida deu à Samsung 18 anos para desenvolver os seus produtos e se tornar um dos maiores fornecedores de eletrónica no mundo.

Marlboro
Philip Morris pensa que a marca Marlboro seja capaz de ter um valor de mercado atual de US $ 20 bilhões. A empresa de tabaco foi fundada em Nova York em 1902. Em 1924, começou o que se tornaria um grande caso de estudos de marketing no mundo. Desde a sua criação até agora não tem existido muitas modificações nos seus produtos. Philip Morris introduziu Marlboro como um cigarro para as mulheres com o slogan "Suave como Maio" com uma faixa vermelha em torno do papel do filtro para esconder as manchas de batom. Um estudo publicado em 1950, associou o consumo do tabaco ao cancro dos pulmões, por isso a marca fez uma mudança de 180 graus e começou a promovê-lo como o cigarro do homem.

Gillette
A venda de produtos de higiene básica tornou-se mais complexa com a Gillette. A marca está avaliada em US $ 23,3 bilhões e seu fundador é o King Camp Gillette. De acordo com a MSNBC, em 1895, enquanto trabalhava como vendedor para uma empresa em rolhas, King observou que as cápsulas uma vez usadas eram deitadas fora. Isso fê-lo reconhecer o valor deste modelo de negócio para gerar receita. Também se apercebeu que cada homem no planeta tinha de afiar suas lâminas de barbear todos os dias. Inventou assim uma navalha de dois gumes afiados, ligados por uma alça, que era usado até não mais funcionar, e nessa altura era descartado. A empresa começou a vender aparelhos de barbear, em 1903.

Disney
Definitivamente, a Disney teve sucesso "mágico". A marca foi fundada em 1923 em Los Angeles, Califórnia. A ideia veio de Walt e Roy Disney. Aos 22 anos, Walt Disney mudou-se para a Califórnia para tentar vender uma curta-metragem sobre uma garota na terra dos desenhos animados, Alice’s Wonderland (Alice no País das Maravilhas). Em poucos meses ele encontrou um agente que o contratou para lançar uma série de Comédias de Alice. Após um modesto sucesso com a série Alice, Walt decidiu fazer uma outra série de desenhos animados com um personagem chamado Oswald, O Rato Sortudo. Um ano decorrido, o agente contratou todos os designer’s de Walt para desenvolver desenhos animados sem Walt, poi tinha os direitos comerciais de Oswald. Em 1928, Walt foi forçado a inventar um novo personagem com a ajuda de Ub Iwerks. O Rato Mortimor nasceu, mas a esposa de Walt preferiu o nome "Mickey". Steamboat Willie, com Mickey Mouse, foi o primeiro desenho animado com som totalmente sincronizado (com a voz de Walt Disney). Foi um sucesso imediato e Mickey Mouse agora é a mascote da maior empresa no mundo do entretenimento, de acordo com um estudo realizado pela Interbrand.

Toyota
Apesar dos recentes problemas mecânicos em alguns modelos de veículos Toyota, a marca está avaliada em 26,2 bilhões dólares. O seu fundador é Kiichiro Toyoda. Toyota é uma marca relativamente nova, pois foi criada em 1937. Em 1924, Sakichi Toyoda inventou o modelo G Automático Toyoda para a fabricação de tecidos de forma eficiente. Alguns anos mais tarde, o governo japonês incentivou Toyoda Automatic Loom Works (a empresa de Sakichi) para desenvolver automóveis. Kiichiro, filho de Sakichi, viajou para a Europa e EUA para investigar a produção de automóveis. Após o seu regresso, Kiichiro criou um Departamento de Veículos Motorizados dentro Toyoda Automatic Loom Works, e produziu o seu primeiro motor e tipo A em 1934. Um ano depois, estavam a comercializar o seu primeiro modelo. Embora desenvolvido Toyota Motor Company, Toyoda Automatic Loom Works ainda faz máquinas têxteis e máquinas de costura que são vendidas em todo o mundo.

Mercedes-Benz
Karl Benz e Gottlieb Daimler são os responsáveis da existência da marca de automóveis Mercedes-Benz, no valor de $ 25,2 trilhões. "Nasceu" em 1871 na Alemanha. Em janeiro de 1886, Karl Benz introduziu o primeiro carro do mundo, um triciclo motorizado chamado de Benz Patent Motor Car. Poucos meses mais tarde, Gottlieb Daimler lançou um veículo de quatro rodas movido por um motor Daimler. Embora estivessem apenas a 60 quilómetros de distância, ambos estavam conscientes das invenções de cada um. Após 40 anos as empresas fundiram-se para formar o que hoje é conhecida como Daimler-Benz AG.
‹ voltar